Entenda tudo sobre Sistemas de Aplicação de Cola Quente

Sistemas de aplicação de cola quente são utilizados amplamente na indústria. Seu uso se dá principalmente na colagem de materiais com revestimentos impermeáveis, como filmes plásticos, vernizes ou ainda em processos que exigem grande resistência às forças mecânicas da embalagem. 

Nestes sistemas, a aplicação de cola quente é caracterizada pela rápida aderência e cura do adesivo.

TIPOS DE APLICADORES

Os aplicadores de cola quente possuem um controle de temperatura que evita a queima do adesivo. Responsáveis pelo formato da aplicação, que pode variar em ponto, linha, spray e laminação, os bicos de cola são divididos em dois grupos: eletromagnéticos e eletropneumáticos. A escolha do aplicador correto deve levar em consideração as necessidades de cada projeto. 

Os aplicadores eletromagnéticos funcionam por meio de um campo magnético interno que controla a aplicação de cola por meio da abertura de uma agulha. Por não possuir sistemas pneumáticos,este tipo de aplicador promove uma economia no custo da manutenção do equipamento. Desenvolvidos para trabalhos de alta velocidade, os bicos possibilitam aplicações limpas em grandes tiragens com interrupção precisa.

Clique aqui e conheça nossos aplicadores

Os aplicadores de cola quente eletropneumáticos, por sua vez, trabalham com válvulas pneumáticas de ar comprimido, o que promove uma interrupção rápida e precisa da aplicação dos adesivos de alta viscosidade. Possuem um design robusto e durável que atende aos mais variados tipos de aplicação, operando com adesivos de qualquer viscosidade.

Tanques de cola quente

A unidade fusora de cola, ou o tanque de cola quente, junto com as mangueiras, formam um sistema completo de aplicação de cola quente. O tanque transforma o adesivo granulado em cola líquida, além de controlar a pressão e a temperatura de todo o sistema. A central da unidade fusora identifica a mangueira e o aplicador e automaticamente otimiza os parâmetros da produção, com isso, você pode iniciar o sistema de forma rápida e prática.