Você conhece a história da indústria?

 

Você já parou para pensar na evolução da indústria e em como ela pode ser útil para melhorar o seu negócio?

 

A indústria como conhecemos hoje começou a ser moldada no final do século XVI, com a primeira revolução em 1780. Ali, formas de energia e maquinários inovadores começaram a mudar o futuro da indústria.

industria 4.0 wroma baumer

Quase cem anos depois, a energia elétrica transformou as fábricas e a forma de comunicação à distância. Foi desenvolvido o conceito de linha de produção em larga escala, acelerando cada vez mais a fabricação dos produtos e aumentando o número de empregos gerados.

 

Mais uma vez, quase cem anos depois foi desenvolvido um novo setor para atuar junto às máquinas, uma nova forma de organizar e controlar o fluxo de fabricação dos produtos. A T.I – Tecnologia da Informação – desenvolveu computadores e softwares para automatizar os processos e dar início à digitalização industrial.

 

É preciso acompanhar os avanços tecnológicos para seguir atendendo o mercado com qualidade e confiança

 

Com o tempo, os computadores passaram a abranger mais funções ocupando menos espaço, mais profissionais se envolveram com o mercado e a expansão foi extremamente rápida. As redes de comunicação ficaram cada vez mais eficientes e passaram a ser cada vez mais necessárias dentro de uma fábrica, integrando-se aos maquinários já existentes.

industria 4.0 baumer wroma

Nas três primeiras revoluções, além da inovação da tecnologia da informação, o foco era a produção em massa para alimentar o crescente consumismo na sociedade. Com o avanço tecnológico da quarta revolução, o crescimento se deu para abranger os meios e otimizar ainda mais os processos industriais.

 

A quarta revolução é a que estamos vivendo desde a virada do século, unindo as novas tecnologias que passaram a surgir a cada ano e agregando no chão de fábrica os mundos físico, digital e biológico.

 

●     Softwares de integração;

●     Insumos biodegradáveis;

●     Controle de gestão;

●     Controle de segurança;

●     Inteligência artificial.

 

 

O avanço, aqui, não se dá apenas no chão de fábrica, e sim em todo o planejamento e gestão financeira e comercial.

 

Hoje, ainda em plena quarta revolução industrial, a WRoma trabalha para facilitar o acesso das indústrias a essa nova tecnologia, aproximando ainda mais as empresas da qualidade exigida por um mercado competitivo e imediato.

FOLDER SENSOR POSCON (1)-4

No Brasil, o principal desafio é realizar a integração de maquinários antigos às novas tecnologias, pois demandará esforços na infraestrutura, tanto física quanto de softwares, fazendo com que tudo se conecte em uma única base de dados sem o risco de perda de informações.

 

Por isso, a WRoma disponibiliza equipamentos industriais de alta qualidade para agregar nas indústrias brasileiras com segurança e diversificação.