Sensores fotoelétricos: como funcionam e para que servem

 

Os sensores fotoelétricos são dispositivos usados no processo de emissão e recepção de raios de luz infravermelhos e servem para detectar qualquer tipo de substância ou material, de acordo com o índice de reflexão ou difração. Esse processo pode ser realizado de três formas, variando conforme o modelo do sensor fotoelétrico:

  • Sensor Fotoelétrico Difuso: é um modelo dotado de um emissor e um receptor de luz acoplados lado a lado dentro de uma mesma unidade. O sensor é acionado quando o objeto entra na região de sensibilidade, refletindo para o receptor o feixe de luz recebido do transmissor. Conforme a cor, tonalidade e superfície do objeto a ser detectado a distância do sensor se altera.
  • Sensor Fotoelétrico de Barreira: o transmissor e o receptor estão em unidades distintas. Devem ser dispostos um de frente para o outro a fim de que haja a recepção do feixe transmitido e o acionamento ocorrerá quando esse feixe for interrompido pelo objeto.
  • Sensor Fotoelétrico Retro Reflexivo: no sensor retro reflexivo o transmissor e receptor estão em uma mesma unidade. O feixe de luz é enviado ao receptor somente por intermédio do espelho refletor. O acionamento ocorre quando o objeto a ser detectado interrompe o feixe entre o sensor e o espelho.

Estes sensores são versáteis e bastante utilizados na indústria devido ao seu amplo campo de atuação, uma vez que, podem ser usados para medir espessuras, detectar objetos e materiais transparentes, medir distâncias e detectar bordas. 

Confira abaixo uma lista de aplicações dos sensores fotoelétricos, entenda sua versatilidade e como usá-los na indústria:

  • Detecção de borda: o sensor PosCon 3D, é utilizado para a mediar a altura e espessura de alguma peça, é compacto e uma eficiente alternativa para os complexos sistemas de medição a laser. Pode ser utilizado para medir bordas e largura de lacunas sem precisar fazer uso de um software externo, dispositivo de processamento ou refletor. Além disso, é fácil para instalar, rápido para configurar e possui baixa manutenção na operação.

Conheça mais sobre os sensores da Baumer utilizados na detecção de bordas!

 

  • Sensores para materiais transparentes: as barreiras de luz Baumer SmartReflect oferecem a confiabilidade dos sensores de feixe economizando tempo e dinheiro na instalação. O refletor, potencialmente sujeito a desgaste, é eliminado, e parte da máquina passa a ser usada como plano de fundo. Sendo assim, objetos transparentes e altamente reflexivos são detectados de maneira confiável e econômica. Se interessou? Clique aqui e saiba mais!
  • Medição de espessuras: o sensor de perfil inteligente PosCon OXH7 é uma unidade única e compacta de medição inteligente da espessura de objetos. Apresenta cinco modos de medição predefinidos: altura mínima e máxima, média, delta e desvio padrão. 

Ao vincular os principais dados de maneira inteligente, o PosCon OXH7 fornece avaliações diretas para aplicações eficientes de verificação e classificação na produção. Aplicações críticas em tecnologias de teste e medição também podem ser implementadas mais facilmente com o PosCon OXH7. 

Conheça mais sobre as aplicações do PosCon OXH7 da Baumer.

 

  • Detecção de objetos: os sensores para detecção de objetos e outros materiais se caracterizam por uma excepcional carcaça resistente à fricção. Isso permite que no contato com granulados, o desgaste seja reduzido e a vida útil prolongada. Na detecção sem contato, bastam distâncias de até 30 mm.

Esses sensores detectam com facilidade cada tipo de objeto. As características da superfície, como cor e forma do objeto não têm importância. Quanto melhor condutor for o objeto, maior é a reserva de sinal e a confiabilidade da detecção. Vários sensores fotoelétricos podem ser embutidos e portanto se prestam à instalação protegida e com economia de espaço.

Aqui você descobre mais sobre os sensores utilizados na detecção de objetos!

 

  • Medição de distância: aplicações multifacetadas e variadas requerem sensores de   distância a laser com recursos versáteis de desempenho. Além de diferentes dimensões e intervalos, a formação de vigas desempenha um papel fundamental importante, por isso a Baumer oferece o novo multi-local, um sensor capaz de medir a distância em três feixes diferentes, como:
  • Laser ponto: medição de pequenos objetos com um tamanho de ponto de 0,4 milímetros; 
  • Laser de linha: medições sobre superfícies rugosas com uma linha de laser de 10 mm;
  • Medições em superfícies brilhantes extremamente ásperas e não homogêneas com linhas de laser extra largas de 62 mm.

Saiba mais sobre nossos produtos em nosso site: www.wroma.com