Qualidade na produção de caixas de papelão corrugado

A caixa de papelão corrugado está entre os principais produtos da indústria nacional, já que ela influencia diretamente na gestão logística do negócio. Isso porque é considerada bastante prática e sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Além disso, as caixas de papelão são embalagens baratas e seguras para o transporte de mercadorias, já que seu revestimento protege o conteúdo de choques e arranhões. Por isso, é extremamente importante garantir a qualidade na produção desse material, especialmente na aplicação de cola, já que isso pode fazer toda a diferença entre o produto ser seguro ou não.

Os sistemas automatizados Baumer hhs são os que permitem o melhor monitoramento da produção, seja por sensor ótico ou pelo sistema de câmera integrado ao controlador de aplicação. Nesse caso a inspeção é de 100% inspecionada porque além do controle de qualidade da aplicação de cola, o sistema também pode inspecionar o SLOT, o GAP e o REGISTRO.

“Esse sistema é bastante eficiente, pois ele é preciso, sem que exista falta de cola ou mesmo excesso em algum ponto, o que pode ocasionar danos ao produto. A inspeção é em toda a produção, garantindo eficiência e qualidade”, destaca Wilson Roma, diretor comercial da WRoma, representante da Baumer hhs no Brasil.

Conheça mais sobre o processo de fabricação do papelão corrugado. 

Todo o processo de colagem também pode ser verificado em tempo real e caso alguma caixa tenha defeito é possível atuar antecipadamente na correção do problema.

Outros pontos ainda merecem destaque na produção da caixa de papelão ondulado:

  • monitoramento da profundidade do entalhe (slot) que verifica deslocamentos, ausência de furos de punções ou resíduos;
  • medição de distância entre as abas da caixa (GAP) por raio laser;
  • controle de registro de até seis cores impressas e detecção de desvios com precisão de 0,05mm;

Garantia de qualidade Baumer hhs na produção do papelão corrugado

Os sistemas de Qualidade Garantida, tanto na aplicação de cola, entalhe, Gap ou registro, são capazes de identificar falhas em qualquer parte do processo produtivo, gerando dados estatísticos e marcando a caixa com um spray UV. Esse produto marcado é retirado automaticamente através do chamado “sistema de Bundle”, que seleciona o fardo com a caixa com defeito para posterior correção manual.

“Esse é mais um diferencial importante, pois se acontecer de haver alguma falha, o próprio sistema já faz a marcação e separação. Isso reduz perdas e automaticamente gera economia para o negócio, além de toda a eficiência comprovada”, avalia Wilson Roma.

Os sistemas automatizados Baumer hhs realizam com precisão o monitoramento de sua produção: verificar, ejetar e documentar, são atividades realizadas com exatidão que garantem a velocidade de produção com a qualidade exigida pelo mercado. Ou seja, produção 100% inspecionada e selecionada e defeito zero.

Saiba mais sobre o controle de qualidade Baumer hhs na fabricação de caixas de papelão corrugado