O que é Chave de Nível? Saiba tudo sobre medição de nível

 

Como é possível identificar eletronicamente o que é espuma, o que é líquido e o que é ar em um tanque de armazenamento de uma indústria de bebidas? É aí que entra a chave de nível que identifica com extrema precisão o nível de determinado produto dentro de um espaço.

Mas não só na indústria de bebidas que as chaves de nível são essenciais para garantir o melhor desempenho das linhas de produção. Tanques de armazenamento de grãos, contêineres, oleodutos, silos e até trens e navios de carga necessitam da precisão das chaves de nível para detectar aumento ou diminuição nos níveis de enchimento.

O sistema de funcionamento das chaves de nível está baseado em uma medição pontual. Ela pode ser programada para detectar a presença ou a ausência de um certo produto no lugar geométrico de montagem do aparelho. No caso de detectar uma variável do processo, a chave aciona um circuito que envia a mensagem a um receptor para desencadear uma ação pré-definida. Essa ação pode controlar melhor o fluxo das matérias-primas, evitar transbordamentos ou cavitações e consequentemente paradas nas linhas de produção, além de impedir que as bombas funcionem sem líquido.

Assista o funcionamento de uma chave de nível. 

Tipos de chave de nível

Existem modelos simples e mais modernos e a diferença se nota no nível de resposta do dispositivo. Abaixo vamos abordar os tipos mais usados na indústria e suas características.

Chave de nível vibratória

wroma chave de nivel vibracional

A chave de nível vibratória é utilizada para medir níveis de materiais sólidos a granel ou sólidos no meio líquido. O seu funcionamento é baseado em um garfo que vibra até detectar o material manipulado e pode ser ajustado conforme a densidade do material.

Chave de nível capacitiva

wroma-Baumer_CleverLevel_chave-de-nivel-3

Esse tipo funciona como um capacitor oferecendo a possibilidade de detecção do nível ou também de medição contínua de líquidos e sólidos. A chave trabalha com um sensor como uma das placas do capacitor e a parede do tanque como a sua contraparte, enquanto o produto é o material isolante. Quando um tanque é preenchido por um produto, muda-se a capacitância medida entre os capacitores e a chave de nível acusa a informação.

Em comparação com a chave de nível vibratória, a chave de nível capacitiva é a última palavra em tecnologia em medição de nível. Esses dispositivos não tem partes vibratórias e por isso não são afetados por mudanças na condutividade ou na temperatura do ambiente. Além disso, essas chaves de nível são utilizadas em todas as aplicações possíveis, fazendo com que você não precise ter diferentes tipos de chave de nível em sua linha de produção, otimizando suas compras e controle de estoque.

Diferenças entre as chaves de nível

wroma---Baumer_CleverLevel_chave-de-nivel-2

Apesar de realizar uma tarefa aparentemente simples, existem diversas variações entre as chaves de nível que impactam uma cadeia industrial. Desde a qualidade dos sensores e transmissores que interferem em uma maior ou menor velocidade no envio das respostas até os tipos de materiais usados na confecção dos dispositivos.

Chaves de nível mais avançadas, como os modelos CleverLevel da Baumer, são equipadas com tecnologia de variação de freqüência que ajustam os interruptores para fluidos de alta viscosidade bem como para meios sólidos ou líquidos. Uma vez que os sensores não são afetados pela turbulência, sedimentação, bolhas de ar, espuma e até por partículas suspensas ou flutuantes, eles são adequados até para as aplicações mais difíceis.

Essa atuação propicia que mudanças sensíveis sejam detectadas como, por exemplo, uma fina camada de óleo sobre a água ou o surgimento de uma camada de espuma sobre um líquido. Outra vantagem é que as chaves CleverLevel possuem design higiênico que impede o acúmulo de impurezas no dispositivo.

Em sistemas industriais que utilizam bombas, as chaves de nível protegem seu funcionamento contra o trabalho a seco, evitando desvios de dosagem ou danos aos equipamentos.

Benefícios no futuro

Ao escolher uma chave de nível baseada na qualidade, precisão e durabilidade você não só garante uma linha de produção mais eficaz como também otimiza seus custos. Conte com a Baumer, especialistas em sensores desde 1952.

Conheça o portfólio de chaves de nível da Baumer e suas aplicações.