IO-link: otimize o trabalho de seus sensores

 

Cada vez mais indústrias contam com sensores para monitorar centenas de processos. E a pergunta que fica é: como monitorar os sensores para que eles não coloquem em risco toda a estrutura? 

Para realizar essa missão tão fundamental em uma empresa que existe o IO-Link. O IO-Link é uma tecnologia padronizada em todo o mundo de acordo ao protocolo IEC 61131-9. Esse aparelho permite comunicação ponto-a-ponto independente da via já estabelecida do sensor.  Para realizar essa função, o IO-Link é conectado aos sensores por um simples cabo de 3 pinos, fazendo com que seu processo agora disponha de um monitor para o funcionamento e otimização de seus sensores. 

 

Benefícios do IO-Link

Custo-benefício e conexão segura

  • A conexão entre o sensor e o IO-Link é simples via um plug de 3 pinos
  • Padrão internacional, independente do fabricante
  • Os sinais são transmitidos para o controlador sem perdas e sem esforço de conversão

Opções variadas de configuração

IO-Link oferece funções adicionais e ajustes como diferentes pontos de comutação, faixas de mensuração ajustáveis e funções de filtragem de dados. Essas funções permitem que o sensor seja perfeitamente ajustado ao IO-Link. 

Informações adicionais

  • Transparência passível de checagem por diferentes sistemas de TI
  • Análise de informações preventivas. Ex: manutenção programada de sensores

Quer conhecer mais sobre os sensores fotoelétricos. Veja em nosso blog.

Mais flexibilidade

Simples parametrizações ou mudanças podem ser feitas sem desligamento ou parada de operação, evitando perdas de produção. 

Troca expressa

  • Arquivamento dos parâmetros para troca de sensores.

Operação simples

  • Operação visual e intuitiva via smartphone, tablet ou PC.
  • Integração direta com ferramentas de engenharia.

Conexão IO-Link

Por meio do IO-Link master, que reúne diversos sensores, a conexão ao controlador acontece por meio de um sistema fieldbus. Além disso, uma conexão  Ethernet diretamente do IO-Link master permite comunicação direta dos sensores com sistema de TI. IO-Link masters podem ser utilizadas em linhas de produção externas ou em estruturas fechadas. O tamanho máximo dos cabos entre sensor e o master é de 20 metros. No entanto, distâncias mais longas podem ser estabelecidas conectando um IO-Link a um sistema fieldbus, o que oferece uma maior flexibilidade para implementação da solução.