Entenda como funcionam os sensores de borda

sensor de borda

Você sabe o que é um sensor de borda? Trata-se de um equipamento muito importante em indústrias, e que faz parte de um sistema de alinhamento. O sensor trabalha para que se obtenha o melhor aproveitamento possível da matéria prima, evitando o desperdício de materiais e acarretando em menos retrabalho.

 

Há muitas vantagens em se optar por um sensor de borda em vez de fabricar produtos sem o uso de sistemas de alinhamento. Isso porque ele viabiliza que a produção ocorra em larga escala  e mais rapidamente. 

Vantagens de se utilizar um sensor de bordas:

  • Automatização
  • Menor investimento em contratação de funcionários
  • Melhor aproveitamento da matéria prima e, consequentemente, menos desperdício

 

Aproveite para ler sobre os 5 sensores mais utilizados na indústria

 

Por que escolher o Sensor PosCon 3D da Baumer

 

O inovador sensor de borda Baumer PosCon 3D é o mais poderoso entre seus concorrentes. Utilizado para medir altura, largura e diâmetro, seus recursos são inovadores. O PosCon 3D  ajuda também a reduzir os custos desde a fase de planejamento até a implementação e operação do sistema.

Com instalação e operabilidade muito fáceis, o PosCon 3D  permite medir:

  • Posições das arestas
  • Largura do objeto ou dimensões do espaço
  • Posições centrais do objeto

Extremamente compacto, altamente preciso e resistente à luz ambiente, o  PosCon 3D é confiável em sua tarefa de tirar medidas, mesmo com constante mudanças de fundo e diferentes condições de iluminação. Além disso, ele não requer um refletor, dispositivo de processamento ou software instalado externamente.

Como funciona 

sensores-fotoeletricos-baumer-wroma

A linha de laser projetada pelo PosCon 3D é refletida a partir da superfície e projetada em um receptor óptico bidimensional usando o princípio da triangulação. A qualidade de imagem óptica necessária é garantida pelo sistema multilens especialmente desenvolvido para o PosCon 3D.

As distâncias exatas da superfície do objeto são medidas ao longo da linha do laser e, em seguida, calculadas por meio de algoritmos inteligentes e uma por uma transformação poderosa de coordenadas. 

A posição da aresta, largura ou dimensão do recuo de um objeto é transferida pela interface elétrica. 

Vantagens de escolher os  sensores da Baumer

 

Os sensores são usados em vários tipos de aplicações nas indústrias e a escolha do sensor depende exclusivamente do objetivo da sua instalação. Por isso, a Baumer conta com uma linha completa de sensores para todos os desafios encontrados na indústria.

Desde 1952, a Baumer trabalha no desenvolvimento de novos sensores, buscando inovação e diferencial para o mercado, seja para medição de distância, posição e velocidade, os sensores oferecem excelente performance mesmo nas aplicações mais exigentes.

Conheça já os nossos sensores!