Encoder Absoluto: Aplicações e modelos

 

Os encoders absolutos geram informações de posição, ângulo e número de rotações em ângulos específicos. Essa simples função, no entanto, é apenas a porta de entrada de um dos principais recursos para medição dentro das indústrias. 

Uma das principais vantagens do encoder absoluto em relação ao incremental é que por ter sua posição determinada pela leitura de um código único para cada posição da rotação, os encoders absolutos não perdem a real posição no caso de uma eventual queda de alimentação.

Exemplo de aplicações dos encoders absolutos:

Medição linear para corte

Aqui os encoders são montados no eixo principal da roda de medição ou no eixo do rolo que conduz o produto a ser cortado, evitando que os operadores tenham que medir fisicamente o material para corte. Como o encoder envia pulsos de rotação,  este pode ser ajustado para emitir um número específico de pulsos de acordo com a medida de corte do material. 

Aplicações tecnológicas

Em aparatos com farta tecnologia como robôs de linhas de montagem automatizadas, antenas de radar, braços robóticos e telescópios, o uso de vários encoders de alta resolução garante a operação de aparelhos ou sistemas de alto nível de precisão.

 

Controle de Posição

Nesta aplicação o encoder possibilita que a máquina ou ferramenta não exceda a posição ou direção de trabalho. Através de um limite determinado de pulsos, os encoders enviam a informação ao motor. 

 

Tecnologia em Encoders

Os mais modernos encoders absolutos já integram no seu corpo todas as interfaces de conexão com outros sistemas – seja a interface ponto a ponto convencional ou Ethernet em tempo real, com recursos ópticos ou ópticos precisos.

Recentemente, a Baumer lançou os encoders absolutos EAL580 que oferecem a maior seleção de interfaces Ethernet em tempo real: PROFINET, EtherCAT e EtherNet / IP. 

Atualmente, o EAL580 é o encoder Ethernet de 58 mm mais compacto dentro de sua categoria. Seu formato reduzido permite que ele seja perfeitamente integrado à máquina principal e facilitará a construção de sistemas redundantes. 

A tecnologia OptoTurn® para detecção de posição única e múltipla garante máxima precisão e imunidade contra campos magnéticos. Graças ao servidor da Web integrado, o codificador está pronto para atender aos requisitos da Internet Industrial das Coisas. O diagnóstico de dados nas informações de posição, velocidade, temperatura ou horas de operação permite a otimização do processo e o layout aprimorado da máquina e do sistema.