Design higiênico das chaves de nível – o que é e por que é importante

É comum encontrar processos industriais – principalmente na indústria alimentícia –  que precisem controlar o nível de produtos dentro de tanques e reservatórios. Para isso, faz-se necessário o uso de uma chave de nível, um instrumento de precisão utilizado para otimizar o controle de processos.

O uso desta ferramenta garante um maior controle ao volume de matérias-primas e evita os transbordamentos e, consequentemente, não programadas, bem como uma série acidentes industriais. Ou seja: as chaves de nível são muito importantes para a segurança de muitas indústrias, e ter, dentro da sua instrumentação, um modelo de qualidade e confiança pode salvar sua operação.

Confira nossos modelos de chave de nível

 

Como funcionam as chaves de nível

Elas também operam identificando diferentes componentes dentro de tanques de armazenamento. Como é possível identificar, por exemplo, o que é espuma, o que é líquido e o que é ar em um tanque de bebidas? É aí que, novamente entra a chave de nível,  que mostra com extrema precisão o nível de determinado produto.

Tanques de armazenamento de grãos, oleodutos, silos e até trens e navios de carga necessitam da precisão das chaves de nível para detectar aumento ou diminuição nos níveis de enchimento.

Como você pode ter notado, muitos destes equipamentos são usados na produção de alimentos e bebidas, setores que exigem um grande controle de qualidade para garantir a segurança alimentar. Então como garantir que os equipamentos – mais especificamente, as chaves de nível – estejam sempre higienizadas? É aí que entra o design higiênico.

Aproveite e leia tudo sobre medição de nível.

O que é o design higiênico de equipamentos?

O design higiênico de um equipamento visa combater qualquer tipo de contaminação na produção da indústria.  O design de uma chave de nível é considerado higiênico, por sua vez, quando aplica preventivamente características que visam eliminar todo tipo de fonte de contaminação nos tanques – sejam eles de alimentos e bebidas ou de qualquer outro setor.

E os benefícios de se investir em chaves de nível com higiene não são apenas para o consumidor final – um maquinário higiênico e de qualidade é mais produtivo para a indústria, pois conserva a qualidade dos produtos ao máximo, garantindo menos desperdício e maior segurança alimentar, diminuindo drasticamente os riscos de contaminação, infecção e outros tipos de disfunções que podem atrapalhar no funcionamento da indústria..

 

Características físicas que definem um sensor ou instrumento industrial como higiênico são:

  • Aço inox de alta qualidade;
  • Alta resistência química;
  • Sem arestas e espaços que possam acumular produto (espaço morto);
  • Proteção IP69K;
  • Produtos com conformidade FDA, 3-A, EHEDG;
  • Conexões higiênicas de processo (tri-clamp);

 

Problemas que um design negligente de chave de nível pode causar

Negligenciar a higiene de uma chave de nível pode trazer sérias dores de cabeça às indústrias. Pode acontecer, por exemplo, o acúmulo de resíduos e de sujeira na peça, aumentando vertiginosamente o risco de contaminação de todo o tanque. Ou seja: quando usamos a palavra “design higiênico”, estamos falando da importância funcional da peça, e não só da estética. Não prestar atenção a esse importante detalhe pode comprometer a produção de uma empresa, gerar processos judiciais, recall de lotes inteiros e colocar em risco não apenas a saúde do consumidor final – mas também o futuro da empresa.

 

Outros riscos de negligenciar o design higiênico das chaves de nível são:

  • Prejuízo à qualidade final dos produtos;
  • Comprometimento da segurança do consumidor final;
  • Dificuldades no processo de limpeza, manutenção e higienização das áreas;
  • Riscos aos próprios funcionários da indústria, que podem se acidentar realizando a higienização manualmente;
  • Aumento dos gargalos produtivos por conta de resíduos acumulados.

 

A chave de nível Baumer

A chave de nível da Baumer é projetada para medição de nível em qualquer ambiente e capaz de detectar líquidos e sólidos mesmo em meios aderentes. Foi projetada levando em consideração o design higiênico e, portanto, é mais segura. Por funcionar como um capacitor, esse dispositivo é equipado com tecnologia de variação de frequência, que ajustam os interruptores para fluídos de alta viscosidade bem como para meios sólidos ou líquidos, diferenciando espuma de líquido. 

Entre em contato para um orçamento de nossas chaves de nível e leve mais produtividade e segurança à sua indústrial!

Enviar Whatsapp