Descubra a importância de possuir encoders e inclinômetros de qualidade em seu negócio

Não deixe que detalhes coloquem em risco a utilização de veículos pesados na sua indústria

 

Poucas são os empreendimentos que não utilizam veículos pesados como caminhões, guindastes ou qualquer outro meio de automação móvel que deva estar regulado de forma a evitar acidentes e prejuízos.

Portanto, para evitar maiores gastos com a manutenção dos equipamentos e possíveis transtornos, produtos como encoders e inclinômetros são criados e amplamente utilizados em indústrias que prezam pela qualidade.

Além disso, esses acessórios precisam ser resistentes o suficiente para manter a eficiência e máxima precisão, mesmo em condições extremas de temperatura, pressão ou poluição.

Sendo assim, considera-se de suma importância o conhecimento sobre essas otimizações e, por isso, vamos falar um pouco sobre esses componentes tão essenciais para o bom funcionamento do seu negócio.

Encoders

Os encoders são codificadores da posição angular de um mecanismo, importante para detectar a posição de determinado eixo e garantir segurança no procedimento executado.

Desta forma, caminhões com caçambas, guindastes, tratores, gruas, entre outros, encontram grande utilidade nesse componente específico.

Não só materiais podem ser transportados por veículos pesados. Em diversos setores há necessidade de transportar e elevar pessoas, funcionários que precisam de total segurança enquanto executam sua função.

Daí pode-se ter uma ideia melhor da importância de um equipamento regulado para não deixar, por exemplo, uma plataforma inclinada erroneamente em grandes alturas.

Inclinômetros

inclinometro gim 140r

Os inclinômetros são sensores que existem para medir o deslocamento angular e identificar graus de inclinação que podem vir a agravar ou causar prejuízos na execução de tarefas realizadas pelos veículos automotivos utilizados.

O excesso de peso para um lado específico em um caminhão pode dificultar seu transporte, provocar danos nos pneus, na suspensão ou causar graves acidentes e capotagens.

O ângulo executado por um guindaste deve ser muito bem calculado para compensar o peso do veículo que o levanta. Um inclinômetro seguro e preciso consegue mensurar perfeitamente a posição do braço do guindaste.

Soluções

A Baumer tem à disposição um amplo cardápio de soluções em encoders para otimizar a verificação de fatores como a medição angular das estruturas de giro e a inclinação do veículo em relação ao campo gravitacional.

São potentes medidores de inclinação, codificadores magnéticos e medidores de deslocamento linear. Produtos com segurança e qualidade indiscutíveis, resistentes à corrosão até C5-M e com classificação de proteção IP69K.

  • Controle de estabilidade;
  • Proteção contra inclinação;
  • Posicionamento do estabilizador;
  • Posicionamento do ângulo de rotação e comprimento;
  • Posicionamento se superestruturas, como cesto e rotator de inclinação.

 

Se você tem alguma dúvida sobre o encoder ideal para o seu caso, entre em contato com a WRoma pelo site www.wroma.com.br e conheça melhor as características de cada modelo.

Estamos esperando o seu contato para que a qualidade do seu negócio esteja sempre em primeiro lugar!