Controle de qualidade no setor corrugado

A caixa de papelão ondulado está entre as principais produções nacionais, por ser considerada prática e sustentável do ponto de vista ambiental, econômico e social. O revestimento dessas caixas oferece uma proteção contra choques e arranhões, o que confere a elas uma característica de segurança para o transporte dos mais diversos tipos de mercadoria. A qualidade na produção dos corrugados é essencial, principalmente no momento de aplicação da cola que determina a segurança.

A Baumer hhs é especializada em sistemas automatizados para o monitoramento preciso da produção industrial. Sua função primordial é a verificação da aplicação de cola em caixas de papelão corrugado, que pode ser feita pelo sensor MTL-40 ou câmera XCAM. A verificação garante a velocidade na produção com qualidade a nível de mercado. 

 

Controle da aplicação

 

Quando integrado ao controlador de aplicação de cola, o sistema de câmera XCAM tem potencial de inspecionar 100% da produção. Em segundos, o sistema verifica em tempo real se a cola aplicada está dentro da quantidade correta, evitando o excesso ou a falta da mesma. Tal procedimento garante uniformidade ao processo de produção, respeitando os limites estabelecidos pelo operador da indústria em questão.  

Além disso, é possível identificar as últimas caixas que saíram com defeitos, tornando possível as correções necessárias. Este sistema pode inspecionar o Slot, Gap e o Registro. Se houver qualquer tipo de falha durante a aplicação de cola, automaticamente o sistema faz a marcação e separação do conteúdo, o que reduz as perdas e gera economia para o negócio, além de comprovar a qualidade das caixas que serão distribuídas.  

Este sistema exclusivo da Baumer hhs permite um monitoramento da profundidade do entalhe, que verifica deslocamentos, ausência de furos de punções ou resíduos no momento de confecção do papelão ondulado. A medição de distância entre as abas da caixa por raio laser pode acontecer no intervalo dianteiro e traseiro programado a partir de tolerâncias específicas para cada atividade executada. 

Com foco na qualidade dos processos, o sistema com câmera realiza o controle de registro de até seis cores, com as primeiras 10 chapas impressas. A detecção de desvios com precisão de 0,05 é outro pontos de destaque no equipamento de verificação dos corrugados. A inspeção ocorre em todas as etapas da produção, afirmando a eficiência e qualidade dos produtos, além de reduzir custos e tempo.

Uma vez identificada a falha em qualquer etapa do processo, os sistemas de Qualidade garantida geram dados estatísticos e marcam a caixa com defeito com um spray UV. Seja na aplicação da cola, Entalhe Gap ou Registro, após ser identificada com spray, a caixa é retirada imediatamente através do sistema de Bundle ou seletor de embalagem defeituosa, presente na própria máquina e, posteriormente passa por uma intervenção manual. Estes sistemas da Baumer hhs asseguram a garantia de uma produção 100%, com as devidas inspeções e seleções, corrigindo e evitando defeitos.