4 aplicações efetivas do transdutor de pressão

O transdutor eletrônico de pressão é um dispositivo que utiliza alta tecnologia para medir com precisão a pressão de líquidos ou gases. Seu uso é extenso em nível industrial em processos que demandam controle e medidas com alta assertividade como em linhas de produção de plástico, fabricação de alimentos ou de petróleo e gás. Abaixo indicamos 4 aplicações efetivas do transdutor de pressão.  

Os transdutores de pressão promovem soluções customizadas para quase todas as tarefas de medição de pressão. Mas antes de considerarmos as 4 aplicações mais efetivas é fundamental entendermos os tipos de pressão e suas características. 

Tipos de pressão:

Absoluta:
  • Medidas de pressão mesmo com vácuo  
  • Sensor de vazamento sem compensação relativa
  • Mensuração da pressão levando em conta a pressão absoluta. Ex: pressão de corrente
Relativa:
  • Mensuração de pressão levando em conta a pressão atmosférica
  • Sensor com compensação relativa
  • Sensor aberto sujeito às variações de ambiente
Composta:

Mensuração de pressão diferencial ou de calibre.

Diferencial:

Medição de diferença entre duas pressões.  

Aplicações efetivas do transdutor de pressão

Indústria de Controle e Medidas.

Em processos que exigem medidas assertivas – como institutos de certificação ou de qualidade de materiais – um controle preciso de pressão é fundamental. 

Medição de pressão de líquidos e gases

Diversos sistemas industriais necessitam de medidores de pressão que garantam a eficiência do processo. Por exemplo: detecção de vazamentos em canos ou tanques. Nestes casos, ao acusar uma variação de pressão no ambiente, o sensor emite um sinal que desencadeia um processo pré-estabelecido. 

Controle de pressão para regulação de bombas

Bombas são uma parte das linhas industriais bastante suscetíveis às variações de pressão. Assim, os transdutores de pressão previnem problemas e garantem a eficácia da produção. 

Controle do vácuo no armazenamento de bebidas

Todas as bebidas são passíveis da dissolução de oxigênio. Esse fato pode causar excesso de espuma em tanques, além de contaminações dos líquidos armazenados. 

O controle de pressão nestes tanques permite que o sistema adicione CO2 no meio para extrair controladamente o oxigênio e o nitrogênio. Já o controle de vácuo ocorre ao se injetar água no tanque, enquanto o oxigênio e nitrogênio são extraídos da água e sugados para fora. 

Para mais informações na linha de transdutores de pressão da Baumer, acesse a nossa sessão de Sensores